Minha Evolução:

domingo, 30 de maio de 2010

COMPULSÃO ALIMENTAR - EU JÁ TIVE!!!

Passei minha juventude e boa parte da vida adulta sofrendo de compulsão alimentar. Percebi isso quando postei um dos meus ataques aqui no blog. Quando li várias vezes compreendi o que estava acontecendo. Comecei a pensar e tentar entender o que acontecia e porque acontecia aquilo comigo. Percebi que sempre acontecia quando ficava sozinha, quando não tinha vontade de fazer o que tinha que ser feito ou ir a algum lugar ou encontrar pessoas de que não gostava. Me sentia contrariada e atacava a comida. Claro, aí engordava e tinha mais um problema, aí comia mais ainda. Não conseguiria sair desta roda se não tivesse escrito meu ataque, sempre tive vergonha de conversar com alguém sobre isso. Olha o post aí abaixo.

Ontem a noite exagerei.....ainda não descobri o que acontece comigo......Eu estava com dor de ouvido.....a casa estava uma bagunça e a pia cheia de louça suja. Acho que estas combinações dor e sujeira não me fazem bem.....acabo descontando na comida....Parece que dá um surto....como tudo o que vem pela frente....comecei pela barra de cereal.....ainda não estava satisfeita....tomei água p ver se ajudava....não passou....comi mais um clube social......abri novamente a geladeira....vi uma caixinha de leite condensado.....ataquei.....peguei um clube social e pensei "vou comer só isso e chega" que nada....parece que abriu mais o apetite....comi mais uma barra de cereal...o Anderson estava resmungando que estava com fome....pedi que fosse comer alguma coisa na cozinha.....continuou resmungando.......fiquei braba.....fui p cozinha fazer uma torrada e um leite p ele..........só de raiva fiz uma torrada p mim também......o Pedro chegou em casa depois de passar no mercado....trouxe cacetinho.....o Anderson comeu o miolo e me deu a casca.....comi a metade....a júlia pediu se eu queria tomar café....lá fui eu....comi mais um ou dois cacetinhos.....acha que terminou? que nada.....quando finalmente fui lavar a louça....já tava dando a novela das 8....comi mais duas bananas "enormes"..credo! Vou listar tudo o que comi: 2 barras de cereal, 2 clube social, 1/2 caixa de leite condensado, uma torrada, 1/2 casca de cacetinho, 2 xic de café com leite, 1 ou 2 cacetinhos(não lembro qts) e duas bananas....Nunca tinha escrito estes meus ataques......fiquei apavorada com a quantidade de comida! Agora posso pensar sobre o que aconteceu e tomar providências. Porquê? Motivos: dor de ouvido, casa suja, frustração. Onde eu comi? Na frente da televisão. O que eu senti? frustração,ansiedade, busquei satisfação na comida. Providências a tomar: contratar alguém para me ajudar ou pedir ajuda p o marido, não comer em frente à televisão, de preferência não assistir tanta televisão, fazer algum exercício físico "urgente". Fotografar o que eu como.


Transtornos Alimentares


Como evitar os transtornos alimentares?

Compulsão Alimentar

A compulsão alimentar é um transtorno alimentar comum, em que um indivíduo consome regularmente uma grande quantidade de comida de uma vez só, ou «depenica» constantemente, mesmo quando não tem fome ou se sente fisicamente desconfortável por comer tanto. Ao contrário dos bulímicos, quem come compulsivamente não purga depois de comer em excesso, nem pratica com frequência exercício em excesso na tentativa de queimar calorias. A compulsão alimentar pode ocorrer em pessoas de qualquer sexo, raça, idade ou estrato socioeconómico e, como quem sofre do transtorno de compulsão alimentar aumenta com frequência de peso ou se torna clinicamente obeso, torna-se passível de contrair uma grande variedade de doenças. Infelizmente, não há uma cura reconhecida para o transtorno de ingestão compulsiva, mas existe uma variedade de opções de tratamento que podem ser exploradas quando o transtorno é diagnosticado.

Sinais de Compulsão Alimentar

Quem sofre do transtorno de compulsão alimentar consome grandes quantidades de comida de uma só vez ou come constantemente durante um determinado período (por exemplo, durante uma festa de aniversário ou na Consoada) mas não purga ou se liberta da comida depois. O transtorno de compulsão alimentar é habitualmente reconhecido por outros devido aos hábitos alimentares de um indivíduo, tais como:
● Ingerir uma quantidade excessiva de comida, mesmo quando não tem fome;
● Comer até se sentir desconfortavelmente cheio ou mesmo agoniado;
● Esconder hábitos alimentares devido a vergonha ou embaraço;
● Esconder comida para episódios de voracidade;
● Esconder embalagens vazias ou caixas de alimentos e gerar lixo em excesso;
● «Depenicar» ou comer constantemente enquanto houver comida disponível;
● Comer quando está sob pressão ou se sente psicologicamente diminuído/a;
● Sentir-se subjugado/a, envergonhado/a e/ou culpado/a durante e/ou depois de um episódio de voracidade;
● Exprimir repugnância em relação a hábitos alimentares, peso, corpo ou aparência;
● Expressar descontentamento com a aparência, peso ou auto-estima.

Diagnóstico de Compulsão Alimentar

O transtorno de compulsão alimentar deve ser diagnosticado por um profissional qualificado, de acordo com os critérios de saúde mental reconhecidos. Estes critérios de diagnóstico incluem episódios cíclicos de alimentação em excesso e sensação de perda de controlo durante os episódios, bem como episódios de compulsão alimentar com pelo menos três das seguintes características: comer depressa, comer até atingir mal-estar físico, comer quando não se tem fome, comer sozinho ou ter sentimentos de vergonha e culpa em relação à alimentação. Outros critérios incluem expressão de ansiedade ou angústia em relação à ingestão compulsiva, episódios de voracidade que ocorrem pelo menos duas vezes por semana durante um período mínimo de seis meses e compulsão alimentar sem recurso posterior a um método de purga (vómito auto-induzido, exercício excessivo, etc).

Obter Ajuda e Tratamento

Não há uma cura reconhecida para o transtorno de ingestão compulsiva. Posto isto, há uma variedade de opções de tratamento que podem ser combinadas de acordo com as necessidades específicas do paciente. As opções de tratamento para o transtorno de compulsão alimentar incluem aconselhamento/terapia, aconselhamento ou terapia familiar, terapia cognitivo-comportamental (para alterar os comportamentos alimentares), frequência de grupos de apoio ou terapia de grupo e aconselhamento e planeamento nutricional.
Habitualmente, não são usados medicamentos para tratar o transtorno de ingestão compulsiva, apesar de poderem ser usados supressores de apetite com controlo médico e alguns medicamentos, como anti-depressivos, para o tratamento de condições associadas.
O transtorno de compulsão alimentar é um transtorno alimentar comum, embora muitas vezes mal compreendido. Qualquer informação adicional sobre o transtorno de compulsão alimentar deve ser procurada junto de um médico, um especialista em transtornos alimentares ou outros terapeutas relacionados com este tipo de condição de saúde.
Fonte:

3 comentários:

  1. Oie!
    Tua inscrição no Projeto Natal 2010 foi aceita!
    A tabela de participantes estará disponível dia 07/06, segunda-feira.
    Boa sorte!!!
    Beijo,
    Lau! ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga!!!

    Saudades de vc, eu andava um pouco afastada dos blogs e das amigas, mas agora, tudo volta quase que ao normal...Eu já tive tbm esta droga de compulsão, mas n com frequencia, n eram ataques, mas simplesmente eu comia qqr coisa que eu estivesse com vontade, sem me preocupar com as consequencias. Agora com minha RA, consigo me controlar mais, graças a Deus, minha força de vontade, minha nutricionista, vcs!!! Aos poucos a gente se dá conta que n podemos viver pra comer e sim o contrário. Que bom que vc se deu conta do que provoca esta reação em vc, assim fica mais fácil de desviar o foco e acabar com a compulsão...É isso aí!!! Parabéns!! Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Oiii...

    Realmente c ompulsão é mto grave, mais acho q qdo vc consegue inchergar o pq acontece e qdo acontece ja é um grande passo...
    E so qdo escrevemos q temos real noção do qto exageramos né...

    Bjs!

    ResponderExcluir

Seu comentário é minha motivação, obrigada!