Minha Evolução:

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

6º Lugar no Desafio+Refeições Balanceadas!




Adorei!!!!!
Estive pesquisando e encontrei algumas respostas sobre como fazer refeições balanceadas e porque são tão importantes. Copiei algumas partes e postei aqui. Se quiser saber mais:
Fonte: www.emagrecerdevez.com
O que é uma refeição verdadeiramente balanceada, queimadora de gordura e construtora de músculos?
Irei parafrasear Tom Venuto, o famoso fisiculturista e autor do magnífico ebook: Burn the fat, Feed the muscle:
“A melhor refeição para se obter alta performance em queima de gordura é composta de proteína de qualidade, carboidrato complexo e carboidrato fibroso, todos comidos juntos.”

Veja alguns exemplos de refeições adequadas:
Arroz integral (carboidrato complexo)
Salada verde mista (carboidrato fibroso)
Salmão (proteína)

Pão integral (carboidrato complexo)
Brócolis (carboidrato fibroso)
Atum em água (proteína)

Batata doce (Sim! é um ótimo carboidrato complexo)
Salada e legumes (carboidrato fibroso)
Carne vermelha magra (proteína)

5 motivos para se comer carboidratos complexos, carboidratos fibrosos e proteínas JUNTOS nas refeições.

 

* Por que comer proteína junto em cada refeição?
Proteínas não podem ser estocadas no corpo como carboidratos. Se você não comer proteína em cada refeição e comer apenas os carboidratos, o corpo irá quebrar as fibras musculares para tirar os aminoácidos que ele precisa, ou seja, o corpo irá literalmente comer seus músculos.
Músculos são muitos custosos de se manter pelo corpo, pois demandam muita energia somente para existir. Dessa forma, o corpo não irá deixar de recorrer a eles para retirar os nutrientes que precisa.
* Por que comer carboidratos em cada refeição?
Para a proteína ser levada aos músculos e tecidos é necessário a ação da insulina. A insulina faz exatamente este trabalho, ela, quando solta no sangue, se encarrega de levar estes nutrientes a seus destinos!
Carboidratos por natureza são todos transformados em açúcar após a digestão. Isso faz com que o corpo solte insulina no sangue e, consequentemente, absorva os nutrientes corretamente. Ter um entendimento sobre a importância e a ação da insulina no corpo é nada menos que essencial a quem realmente é sério a respeito de sua saúde e objetivos saudáveis.
A principal mudança que tive que fazer na minha dieta foi retirar/evitar carboidratos simples (batata inglesa, pão branco, massas, doces, etc.) e substituí-los por carboidratos complexos (batata doce, pão integral, arroz integral, etc.).

* Estoques de glicogênio
Glicogênio é estocado nos músculos e fígado. Constitui-se de um suprimento de energia de fácil acesso para o corpo, porém, somente uma quantidade limitada de glicogênio pode ser armazenada (em torno de 300g-400g). O que tiver em excesso será fatalmente estocado como gordura.
É bastante importante se manter o estoque de glicogênio suprido. Na falta desse, vamos nos sentir sem energia, nossa disposição irá ser afetada e nossa performance em tarefas difíceis será também afetada. O que queremos é manter o estoque cheio, porém, sem exageros, para que possamos estar sempre dispostos e ativos.
Daí vem a necessidade de se comer carboidratos em quantidades controladas em cada uma das várias refeições diárias (6-7 para homens, 5-6 para mulheres). Desta forma não concentramos a ingestão de carboidratos em uma ou duas refeições causando estoque do excesso como gordura.
*Proteína sacia!
Quando ingerimos proteína de qualidade em todas nossas refeições estamos favorecendo a própria digestão dos carboidratos. Estes irão ser digeridos mais lentamente, o que faz com que fiquemos saciados por mais tempo e também faz com que o corpo não tenha picos de insulina, mas sim, um suprimento constante e estável de nutrientes.
Além disso, você tira proveito do efeito térmico da proteína, o qual é o maior de todos. aproximadamente 20% das calorias ingeridas como proteína serão gastas somente para a digestão das mesmas.
* Por que carboidratos fibrosos?
Simplesmente por que eles colaboram na digestão, devido às fibras que eles contêm, e ajudam a manter os níveis de açúcar do sangue estáveis, mantendo, consequentemente, os níveis de insulina moderados. Lembre-se que é recomendado se ingerir de 25gr a 35gr de fibras por dia.


Bjão e um ótimo findi!

2 comentários:

  1. por isso prefiro misturar tudo numa refeição, não gosto de restringir nenhum grupo alimentar... bjus!

    ResponderExcluir

Seu comentário é minha motivação, obrigada!